Uma dúvida frequente entre as pessoas recuperadas da COVID-19 é sobre a necessidade de acompanhamento médico após a alta. A equipe do Hospital Santa Rita aponta que, de forma geral, é indicado realizar um check-up com um clínico geral, infectologista ou pneumologista.
Uma consulta clínica e um exame físico pode ser o suficiente em muitos casos. Se houver necessidade, o médico encaminhará o paciente para outras especialidades como cardiologia, neurologia ou dermatologia, por exemplo. Em quadros moderados e graves de COVID-19 a atenção deve ser redobrada, sobretudo se o paciente tiver comorbidades como diabetes e hipertensão.
Já a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda a avaliação com um especialista, inclusive nos de pessoas assintomáticas. O acompanhamento é indicado para examinar possíveis manifestações como miocardite ou arritmia cardíaca. O retorno às atividades físicas, inclusive, deve ser gradual e com orientação médica, conforme mostramos anteriormente.
Mesmo diante dos desafios do cenário atual, o Hospital Santa Rita segue com medidas e protocolos reforçados contra a COVID-19 para assegurar que nossos pacientes realizem consultas, exames, tratamentos e cirurgias eletivas com conforto e segurança.