Resiliência é a capacidade que nós temos de superar as adversidades ao longo de nossa vida. Ela se desenvolve com o tempo, a partir das experiências que enfrentamos – geralmente não tão boas.
Imagine um elástico sendo esticado no limite e voltando ao normal quando é solto. É assim a Física explica a resiliência: essa capacidade de voltar ao normal após uma pressão externa. E é isso que devemos buscar em nosso dia a dia, pois falar de resiliência significa falar de produção de saúde em contextos adversos. Significa reagir e buscar a melhor forma de conviver com uma doença crônica, por exemplo.
Todos nós conhecemos pessoas que passaram por grandes provações e perdas nas suas vidas, que enfrentaram desafios sempre de cabeça erguida e que, ainda assim, parecem se tornar mais fortes e bem-sucedidas depois da adversidade. É assim que a resiliência se manifesta.
Um exemplo de resiliência é do ex-BBB Fernando Fernandes. Modelo e boxeador, ele participou do programa de TV em 2002, e foi logo eliminado, mas ganhou notoriedade. Em 2009, sofreu um acidente de carro que o tornou paraplégico. Buscando uma “força interna” se tornou paratleta e tetracampeão de canoagem.
Esse exemplo mostra que a resiliência vai muito além de aceitar as coisas que nos acontecem. É aceitá-las e reconhecer cada situação como uma oportunidade para um novo aprendizado. Depende dos nossos recursos de resiliência nos tornar pessoas desanimadas e resignadas com a vida, ou, por outro lado, nos recuperarmos e encontrarmos uma maneira de seguir em frente.
E você, se considera uma pessoa resiliente? Compartilhe sua história conosco.