Quem nos acompanha sabe que temos repercutido as principais orientações de prevenção da contaminação pelo novo Coronavírus. Falamos aqui de alguns cuidados essenciais para o momento, dicas eficientes quando há a necessidade de sair de casa ou ainda dos mitos e verdades envolvendo a pandemia.
Vale reforçar que nossos profissionais de saúde que estão na linha de frente do cuidado sempre estiveram de acordo com todos os protocolos de segurança instituídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Por isso, os especialistas do Hospital Santa Rita também orientam sobre a nova instrução das autoridades quanto ao uso de máscaras caseiras como mais um método de auxílio na prevenção ao COVID-19.
O uso das versões cirúrgicas segue indicado apenas para profissionais de saúde e casos específicos, de acordo com o governo brasileiro. A medida acompanha uma série de práticas mundiais para tentar reduzir o contágio pelo vírus.
Você pode confeccionar em casa com um pequeno pedaço de pano, de forma simples e rápida. Veja algumas dicas para a confecção e utilização segura do acessório:
Como fazer:
- Pegue um pedaço de tecido em formato quadrado e dobre no meio
- Dobre novamente, para aumentar a proteção
- Passe elásticos de cabelo para prender cada uma das laterais
- Dobre para dentro a parte do tecido que ficar “para fora” dos elásticos, fazendo uma espécie de alça, em cada lateral
- Essa “alça” será utilizada como suporte na orelha
Utilização:
- Lave bem as mãos com água e sabão antes de colocar
- Prenda a máscara de modo que cubra toda a extensão do nariz até o queixo
- Evite tocar a parte da frente quando estiver colocando
- A máscara deve ser individual
- Após o uso, deixe de molho em água com água sanitária, lave e passe com ferro quente
- Ela deve ser trocada sempre que estiver úmida ou a cada duas horas.
O Hospital Santa Rita reforça: para interromper a disseminação do vírus, é importante seguir as regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e a higienização frequente das mãos, utensílios e superfícies.
Vamos vencer essa batalha contra o Coronavírus.