Os pacientes do Hospital Santa Rita contam com toda a moderna infraestrutura do centro cirúrgico e com leitos especiais para a pronta recuperação após a realização de cirurgias torácicas. No post de hoje do nosso Blog, trazemos detalhes sobre mais esta especialidade médica tão importante.
As cirurgias torácicas têm como objetivo sanar doenças do sistema respiratório e do tórax, podendo envolver locais como pulmões, traqueia, esôfago, brônquios e a própria parede torácica (ossos, costelas e músculos do tórax, por exemplo), além do mediastino, que é a área entre os dois pulmões, e das pleuras, as membranas que recobrem o pulmão.
Apesar de serem realizadas também para solucionar problemas benignos (como as que têm relação com infecções, pneumonias, acúmulo de líquido na pleura ou suor excessivo, por exemplo), as cirurgias torácicas são mais frequentes são as relacionadas ao tratamento do câncer de pulmão, que de acordo com o INCA, ainda é o mais comum no mundo, além de ser o que apresenta maior índice de mortalidade.
Normalmente, o paciente com esse tipo de câncer apresenta comorbidades como hipertensão e diabetes, por exemplo, e por isso, a cirurgia torácica costuma ser parte de um protocolo multidisciplinar mais amplo, envolvendo, além do cirurgião, profissionais de especialidades como radioterapia, pneumologia.
Atualmente, graças aos avanços da tecnologia, a maior parte das intervenções cirúrgicas na região do tórax é realizada de forma minimamente invasiva, com incisões pequenas e permitindo uma recuperação mais rápida após a operação.
Acesse o site do Hospital Santa Rita para conferir a lista completa de especialidades atendidas.