Ir para o conteúdo
Atendimento 24h

11

5908-6000

Saiba quando procurar o Pronto Atendimento

Diferenciar os sinais e sintomas é essencial para garantir um atendimento adequado

Você já pode ter passado por uma situação em que não soube identificar a necessidade de procurar o Pronto Atendimento do hospital ou até mesmo agendar uma consulta médica. Saber diferenciar os sinais e sintomas é essencial para garantir um atendimento adequado para cada situação.

Fique alerta!

O Pronto Atendimento (PA), ou Pronto Socorro (PS), é destinado aos casos que exigem atendimento ágil, pois estão relacionados a condições que podem evoluir rapidamente para quadros mais graves, causando desconforto ou até mesmo risco de vida. São circunstâncias que não podem ser adiadas para uma consulta eletiva e agendada.

Os sinais que não podem ser ignorados são: dores intensas em qualquer parte do corpo, reações alérgicas, febre alta, dificuldade de respirar e picada de animais peçonhentos.

No atendimento do PA, os profissionais de saúde identificam e tratam condições graves e de risco para os pacientes. Os sintomas são investigados com o objetivo de descartar ameaças reais, o que pode resultar na realização de um número maior de exames.

Vale lembrar que o ambiente hospitalar aumenta o risco de transmissão e contaminação por doenças e é importante evitar a ida ao PS sem necessidade. Por isso, se você precisa de uma consulta para acompanhar uma doença crônica ou agendar exames de rotina é mais adequado buscar o atendimento em consultório.

Além disso, contar com um profissional da saúde para acompanhar seu histórico médico permite descobrir doenças logo no início, além de tratar melhor as condições crônicas e prevenir problemas de saúde.

Tecnologia aliada aos atendimentos

Aliado aos atendimentos de urgências e emergências e também nas unidades do Centro Médico Santa Rita, localizadas na Rua Cubatão e na Rua Peixoto Gomide, está uma nova e inédita ferramenta de Inteligência Artificial (IA).

Trata-se de uma tecnologia que transcreve tudo o que foi conversado durante o atendimento aos pacientes e, ao finalizar a consulta, o sistema consulta bancos de dados científicos e dá suporte a diagnósticos e decisões dos médicos. A gravação é posteriormente descartada.

A solução, que torna o Santa Rita pioneiro no uso desta tecnologia, permite que os médicos ganhem agilidade no atendimento e dediquem mais tempo da consulta para conversar com o paciente. Clique aqui e saiba mais.

Vale lembrar que nas unidades do Centro Médico é possível realizar exames e fazer o acompanhamento médico especializado. Além disso, o Pronto Atendimento, localizado a poucos minutos da Avenida Paulista e do metrô Ana Rosa, também está à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimentos de urgência.

Agendamentos

Os agendamentos para consultas e exames podem ser realizados pelos telefones: (11) 5908-6000 e (11) 93400-5380, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Endereços:

  • Centro Médico – Unidade Vila Mariana: Rua Cubatão, 1190, Vila Mariana, São Paulo/SP (Próximo à estação Ana Rosa da linha azul do metrô)
  • Centro Médico – Unidade Bela Vista: Rua Peixoto Gomide, 515, conjunto 86, 8º andar, Bela Vista, São Paulo/SP
Compartilhe este post

Últimos artigos

O Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson chama a atenção para a segunda…

Se eu pudesse realizar um desejo, qual seria? Que todos tivessem acesso a uma saúde…

No Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, Hospital Santa Rita traz…