Todo mundo já ouviu falar da história do amigo de um amigo que chegou ao hospital dirigindo seu próprio carro, apesar da forte dor no peito, e informou na recepção: “estou tendo um infarto”. O que impressiona é que isso não é incomum. A obstrução de uma artéria pode acontecer vagarosamente e dar pequenos sinais por até duas semanas antes do infarto.
Infelizmente, muitas vezes os sinais não são entendidos, já que não se restringem à dor no peito e dormência no braço. Dor do estômago e nas costas, enjoo e mal-estar também podem ser indicativos de um infarto. Dependendo da parede do coração que sofre o problema, o sintoma é diferente.
A obstrução de uma veia ou artéria pode evoluir durante anos sem que nada seja notado. Conforme as obstruções se intensificam, os sinais vão se tornando mais claros. Normalmente, dor no peito com irradiação para mandíbula, ombros e braços são um sinal tardio e de um estágio bastante sério.
Seja qual for o caso, preventivo ou emergencial, o Hospital Santa Rita oferece serviços de atendimento especializado aos seus clientes. Pacientes cardíacos contam com uma moderna infraestrutura: 15 salas cirúrgicas equipadas para videocirurgias e uma equipe de cardiologistas 24 horas no pronto atendimento, com suporte para emergências.
Não espere ser tarde, agende uma consulta e faça um acompanhamento com nossos profissionais.
Fontes:
Hospital Santa Rita (www.hospitalsantarita.com.br); Drauzio Varella (www.drauziovarella.uol.com.br); sociedade Brasileira de cardiologia (www.cardiol.br)