O setor de cancerologia do Hospital Santa Rita oferece atendimento integrado e multidisciplinar aos pacientes diagnosticados com a doença. Desde o início da pandemia, adotamos medidas de segurança para evitar a Covid-19, o que nos rendeu a Certificação COVID FREE . Dessa forma, conseguimos realizar exames de rotina e tratamentos para os casos oncológicos. Nosso centro cirúrgico também está preparado para a realização de cirurgias eletivas, seguindo os protocolos sanitários necessários.
Essas medidas são essenciais para que o diagnóstico e tratamento de tumores continue durante a pandemia. Especialmente porque os números indicaram uma queda acentuada no rastreamento da doença. Dados do Radar do Câncer mostram que, entre março e dezembro de 2020, houve redução de 38,22% das biópsias no sistema público de saúde em comparação a 2019. No mesmo período, as taxas de mamografias para rastreamento e diagnóstico caíram 48,37% e 25,88%, respectivamente. O teste é fundamental para detectar casos de câncer de mama em estágios iniciais.
Por conta das medidas de distanciamento e o risco de contágio pela Covid-19, muitos pacientes ficaram com medo de realizar o acompanhamento médico necessário. O Hospital Santa Rita reforça que o adiamento do tratamento de um quadro de câncer pode resultar na progressão rápida da doença para estágios mais graves e com menor chance de cura.
Por fim, o Hospital Santa Rita enfatiza que os pacientes diagnosticados com câncer precisam seguir as orientações médicas sobre a assistência e não interromper o tratamento por conta própria. Já os exames de rotina que podem detectar tumores devem ser realizados, sobretudo se apresentar sintomas como perda de peso involuntária, sudorese noturna e inchaços anormais pelo corpo.
Fonte: Radar do Câncer