Atendimento 24h

11

5908-6000

Verão: cuidados com a saúde e importância da hidratação

Recentemente, no Brasil, em especial na região Sudeste, tivemos ondas de calor que surpreenderam a todos. As altas temperaturas na primavera deram uma amostra do que podemos enfrentar neste verão. A estação mais quente do ano começa oficialmente dia 22 de dezembro, mas o Hospital Santa Rita já se adianta e traz dicas de cuidados com a saúde, especialmente, com a hidratação neste período.  
 
A desidratação ocorre quando não repomos suficientemente o líquido que perdemos normalmente por meio da respiração, suor, urina, fezes e lágrimas. A condição pode levar a um desequilíbrio no organismo e acarretar em tonturas, desmaios, dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca, queda da pressão arterial, convulsões, falência dos órgãos e até a morte. 
 
No verão, costumamos suar mais e perder mais líquido devido ao calor, por isso é importante ter um cuidado redobrado com a hidratação. Confira algumas dicas de como se manter hidratado:
 
1.    Não confie apenas na sede
A sensação de sede é um sinal de que nosso corpo precisa de água, mas ela pode ser diferente de pessoa para pessoa e variar de acordo com a idade. Então, não espere a sede chegar, beba água com frequência. 
 
2.    Evite bebidas diuréticas
É comum no verão as pessoas se refrescarem com uma infinidade de bebidas. No entanto, algumas delas podem ter o efeito oposto à hidratação. É o caso de alguns chás, como o de hibisco e o mate. Além disso, as bebidas alcoólicas, também, estimulam a diurese. 
 
3.    Coma alimentos ricos em água
Melancia, abacaxi, pepino, abobrinha, tomate são exemplos de alimentos que possuem bastante água em sua composição. Além de ajudar organismo com a hidratação, garantem vitaminas e sais minerais importantes para a nossa nutrição.
 
4.    Cuidado com o sol
A exposição prolongada ao sol não faz bem para o corpo. Além de contribuir para a desidratação, pode trazer danos à pele e, no futuro, acarretar em câncer de pele. Tome sol durante o verão, mas opte pelos horários da parte de manhã (até às 10h) e no fim da tarde (após às 16h) e não se esqueça do protetor solar.
 

Compartilhe este post

Últimos artigos

Pacientes terão acesso a um amplo portfólio de atendimento para diagnóstico, tratamento e prevenção de…

Iniciativa global busca aumentar a conscientização sobre a doença e promover ações de prevenção, diagnóstico…

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  em 184 países revelou que o número de…