O excesso de calor e umidade no verão podem facilitar o surgimento de doenças de pele. Geralmente, estima-se que ocorre um aumento de 50% na procura por dermatologistas nesse período. Entre as queixas mais frequentes estão micoses, frieiras e irritações na pele. Por isso, o Hospital Santa Rita recomenda consultar um dermatologista antes de sair de férias para garantir que o período de descanso não seja prejudicado por problemas na pele.
Para as pessoas que vão frequentar praias ou piscinas, é preciso evitar o uso prolongado de roupas de banho úmidas. Assim, há menos risco da proliferação de fungos e bactérias. Também é preciso ficar atento à exposição solar, mesmo em dias nublados. Em crianças, o excesso de sol pode desencadear queimaduras e brotoejas na pele. O dermatologista pode, portanto, indicar o fator de proteção adequado para cada tipo de pele e a frequência ideal de aplicação do produto.
Inclusive, é recomendado o uso de chapéus em atividades ao ar livre para proteger o rosto e o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta – responsável por causar o envelhecimento precoce e câncer de pele. Cabe ressaltar também que caso identifique alguma alteração na pele, procure o auxílio de um dermatologista para indicar o tratamento correto para o problema.
Por fim, o Hospital Santa Rita reuniu recomendações importantes para prevenção contra a COVID-19 no período de férias. Dessa forma, é possível aproveitar o verão de forma mais saudável e segura.