No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população doa sangue. O que equivale a cerca de 3,5 milhões de doadores. Os números podem até parecer altos, mas estão abaixo da indicação da OMS de que ao menos 3% da população doe sangue por ano.
Como consequência desse número, mesmo o hemocentro de São Paulo, o maior do País, está com o “alerta acesso” para a quantidade de sangue do tipo O- que tem disponível. Em outros estados a situação é ainda mais séria. No hemocentro da Bahia, por exemplo, os estoques de sangue dos tipos A-, B-, B+, O- e O+ estão em estado crítico.
Doar sangue não faz qualquer mal ao doador e pode salvar vidas. Por isso, dia 14 de junho, no Dia Mundial da Doação de Sangue, estamos incentivando nossos colaboradores e os pacientes que puderem a participar dessa campanha e fazer a sua parte.
Você já doou sangue alguma vez? Para saber se você pode ou não doar e conhecer os locais de coleta, acesse a página do hemocentro do seu estado ou o site da campanha #PartiuDoarSangue. E se você está em home care ou atendimento domiciliar e não pode doar, incentive sua família e amigos.