O isolamento social ainda é a medida mais eficaz para reduzir as taxas de contágio pelo novo Coronavírus. A equipe do Hospital Santa Rita já elaborou dicas para enfrentar o período de distanciamento social e evitar problemas à saúde. Hoje, o sedentarismo é um problema real que precisa ser combatido, particularmente durante a pandemia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, por semana, a prática de 75 minutos de atividade física intensa ou 150 minutos de exercícios moderados entre as pessoas adultas. A meta, contudo, já não era cumprida por 47% da população brasileira antes do distanciamento social, segundo estimativa do Ministério da Saúde.
O ideal é se manter ativo e procurar atividades que usem o próprio peso do corpo para trabalhar os músculos, respeitando a limitação de cada pessoa. Caso contrário, é possível que haja pré-disposição ao surgimento de dores. Isso porque há uma tendência para a perda de massa muscular e ganho de gordura, o que pode sobrecarregar articulações e tendões.
Cabe destacar que o sedentarismo também é perigoso por estar associado ao surgimento de uma infinidade de doenças como problemas cardiovasculares, diabetes, osteoporose, hipertensão e mais. Portanto, especialmente durante o isolamento, procure fazer alguma atividade física com regularidade para aumentar seu bem-estar e qualidade de vida.
Fontes: OMS ; Ministério da Saúde